UERN

 

 

QUESTÃO 21
O surgimento de uma cidade está vinculado a diversos fatores, que variam conforme a época e o espaço. Em relação à cidade de Natal (RN), pode-se afirmar que sua fundação ocorreu em função de uma necessidade
01) militar, de assegurar a posse da região contra as incursões de outros povos.
02) religiosa, de combater o protestantismo que se estabelecia na região.
03) econômica, de se cultivarem as primeiras mudas de canade- açúcar no Brasil.
04) política, de consolidar a aliança com os índios potiguar contra os invasores franceses.
 
Questões 22 e 23
Cristão-novo era o nome pelo qual eram designados os judeus convertidos ao cristianismo, contrapondo-se a cristão-velho (que não tem antepassados judaicos). A expressão cristão-novo era, com frequência, substituída por converso e, na Espanha, pejorativamente, por marrano, que significa “porco”. As conversões eram sinceras e dificilmente espontâneas, resultantes, via de regra, da pressão social e de medidas compulsórias tomadas pelo governo.
(AZEVEDO,1990, p. 115).
QUESTÃO 22
A conversão dos judeus ao cristianismo esteve ligada ao processo de desenvolvimento desse povo, ao longo de sua história.
Em relação a esse processo, pode-se afirmar:
01) A conversão dos judeus ao cristianismo foi uma condição imposta pelo governo da Roma antiga, para a permanência dos judeus dentro das fronteiras do Império.
02) As práticas comercial e bancária desenvolvidas pelos judeus, durante a Baixa Idade Média, impediu que esse povo sofresse discriminação, podendo praticar livremente sua religião.
03) Os judeus se tornaram importantes aliados dos reinos cristãos medievais na luta contra a expansão do islamismo na Europa e no Oriente Médio.
04) Os judeus, mesmo convertidos ao cristianismo, não eram considerados “homens bons”, no Brasil colonial, sendo impedidos de exercer a vereança.
 
QUESTÃO 23
As perseguições religiosas e a intolerância étnica e racial são uma constante na história da humanidade. Conflitos têm ocorrido devido a essas questões, podendo-se apontar
01) as perseguições sofridas pelos bascos, impedidos de exercer a plena cidadania e excluídos da participação política, na Espanha atual.
02) a proibição, pelo governo britânico, da participação do IRA (Exército Revolucionário Irlandês) no processo de emancipação política do país, devido à sua defesa intransigente pela manutenção da união com a Grã-Bretanha.
 
QUESTÃO 24
Em relação à presença indígena no Rio Grande do Norte, é correto afirmar:
01) A população indígena foi integrada à cultura branca e cristã, provocando o desaparecimento dos traços étnicos, na população potiguar atual.
02) A inexistência de aldeamentos indígenas, em missões religiosas, contribuiu para o extermínio, por completo, da cultura indígena no Rio Grande do Norte.
03) O reconhecimento da existência de comunidades indígenas na atualidade depende, entre outros fatores, do processo de autoafirmação e de autorreconhecimento dessa comunidade.
04) A Guerra dos Bárbaros impediu a expansão da pecuária pelo sertão, no Período Colonial, prolongando a resistência indígena até o Período Imperial.
 
QUESTÃO 25 A presença do negro, na formação da sociedade do Rio Grande do Norte,
01) é explicada pelo lucrativo negócio do tráfico de escravos, razão fundamental para a utilização da mão de obra africana na produção da grande lavoura agroexportadora colonial.
02) se restringiu ao litoral, visto que o negro não se adaptouà pecuária, atividade desconhecida nas sociedades africanas pré-coloniais.
03) se diluiu no processo de miscigenação étnica e cultural, o que contribuiu para o surgimento de uma democracia
racial, na sociedade potiguar.
04) resultou em um choque cultural entre esse grupo e a sociedade indígena, na medida em que os índios, de caráter indolente e preguiçoso, se opuseram aos negros, facilmente adaptáveis à escravidão.
 
QUESTÂO 26
É a abolição do roubo e da opressão do homem pelo homem, quer dizer, abolição da propriedadeprivada dos meios materiais e espirituais de produção e do governo formal; é a destruição da miséria, da superstição e do ódio entre as pessoas. Portanto, cada golpe desferido nas instituições da propriedade privada dos meios de produção e do governo é um passo rumo. Cada mentira desvelada, cada parcela de atividade humana subtraída ao controle da autoridade, cada esforço tendendo a elevar a consciência popular e a aumentar o espírito de solidariedade e de iniciativa, assim com a igualar as condições é um passo a mais em sua direção. (É A ABOLIÇÃO..., 2009).
O fragmento de texto se refere ao
01) Socialismo Científico.                                          03) Anarquismo.
02) Socialismo Real.                                                 04) Comunismo.
 
QUESTÃO 27
“Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. O lema da Revolução Francesa representava o ideário desse movimento, que foi responsável por profundas mudanças na história do Ocidente. Entre as ideias e as repercussões por ele provocadas, pode-se apontar a
01) liberdade política como princípio defendido pelos países da península ibérica, em relação às suas colônias americanas.
02) igualdade social, como objetivo dos girondinos, durante a sua retomada ao poder, após a deposição dos jacobinos, na França pós-revolucionária.
03) fraternidade, como a cooperação militar e financeira fornecida pelas potências colonialistas aos movimentos de independência das colônias latino-americanas.
04) crítica ao Antigo Regime, com o abalo às estruturas das monarquias absolutistas e à política mercantilista, na Europa. 
 
Questões de 28 a 30
 
A EVOLUÇÃO DO PROBLEMA
Como e por que as mudanças climáticas ganharam força com o desenvolvimento da humanidade
1800-1870...........................................................................
O nível do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é de cerca de 290 ppm( partes por milhão). A temperatura global média é de 13,6ºC. Ocorre a primeira Revolução Industrial. O carvão,os desmatamentos e as ferrovias aceleram a emissão de gases-estufa. Avanços na agricultura e no saneamento favorecem o aumento populacional.
1859...................................................................................
O cientista inglês John Tyndall propõe que alterações na concentração dos gases poderiam levar a mudanças no clima.
1870-1910...........................................................................
Segunda Revolução Industrial.
Fertilizantes e outros produtos químicos, eletricidade e saúde pública estimulam ainda mais o crescimento da população.
1896...................................................................................
O físico sueco Svante Arrhenius divulga o primeiro cálculo do aquecimento global a partir das emissões humanas de CO2.
 
QUESTÃO 28 As mudanças climáticas estão intimamente relacionadas ao desenvolvimento dos métodos de produção.
A partir da análise das informações apresentadas no texto e dos conhecimentos sobre a Primeira Revolução Industrial, pode-se afirmar:
01) O efeito estufa se agravou com a Primeira Revolução Industrial, dando início ao aquecimento global planetário.
02) A existência de grandes reservas de carvão no país e a superioridade intelectual dos ingleses foram fatores determinantes do pioneirismo inglês na Revolução Industrial.
03) O cercamento dos campos contribuiu para o processo industrial, ao separar o trabalhador dos meios de produção e, consequentemente, levando a uma disponibilidade de mão de obra para o setor fabril.
04) O desenvolvimento da agricultura, na Inglaterra do século XIX, foi decisivo para o aumento da poluição atmosférica e para o aquecimento global, devido à grande utilização de agrotóxicos. de desidratação, problemas respiratórios e outras doenças.” O sonho de Patrícia é ampliar o benefício a todas as brasileiras. “Ainda precisamos vencer o preconceito”, diz. (JORDÃO, 2009, p. 56).
 
QUESTÃO 31
A licença maternidade é um dos direitos sociais adquiridos pela classe trabalhadora ao longo da sua história. Baseando-se nas informações contidas no texto e na história dos direitos trabalhistas, no Brasil, pode-se afirmar:
01) Os direitos sociais foram estabelecidos por Juscelino Kubitschek, com o objetivo de criar uma consciência de classe nos operários e sindicatos autônomos e livres, como base de sustentação do governo.
02) A perda de apoio político do governo João Goulart ocorreu em função da tentativa da retirada de direitos trabalhistas, como a licença maternidade, objetivando o aumento da produtividade.
03) O regime militar cancelou todos os direitos sociais, inclusive a licença maternidade, como estratégia de repressão aos movimentos sociais dos trabalhadores.
04) A Constituição de 1988 estabelece como direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
 
QUESTÃO 32
A licença maternidade, apesar de ser um direito da mulher, não tem sido exercida na sua plenitude, devido ao fato de
01) esse benefício encarecer a produção e inviabilizar a competitividade das empresas, ao manter uma parcela de trabalhadores sem exercer, ainda que temporariamente, sua atividade profissional.
02) a licença contribuir para a explosão demográfica, uma vez que a garantia desse direito incentiva as mulheres a ter um maior número de filhos.
03) essa conquista ter sido uma medida paternalista e populista do atual governo, sem base científica, o que explica a grande oposição do setor empresarial.
04) a mulher enfrentar, na sociedade atual, uma grande competitividade e preconceito no mercado de trabalho, aliada à postura empresarial voltada à busca do lucro e à desinformação quanto aos benefícios trazidos por essa licença. de desidratação, problemas respiratórios e outras doenças.” O sonho de Patrícia é ampliar o benefício a todas as brasileiras. “Ainda precisamos vencer o preconceito”, diz. (JORDÃO, 2009, p. 56).
 
QUESTÃO 33
A questão social provocou uma situação de extrema pobreza e exploração da classe trabalhadora. A conquista de direitos trabalhistas foi lenta. Contudo, os direitos alcançados não podem ser considerados uma garantia definitiva. Ao longo da história recente, esses direitos sociais
01) sofreram derrotas, com a adoção da política neoliberal, que, buscando diminuir os custos da produção e associada ao desemprego estrutural e à revolução tecnológica, enfraqueceu a atuação dos sindicatos.
02) foram unificados e homogeneizados, com a política de globalização, que unificou os mercados, criou grandes blocos econômicos e uma legislação trabalhista mundial única.
03) foram ampliados, nas regiões periféricas, pela grande força de pressão da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que conseguiu adotar, nessas regiões, as mesmas conquistas sociais dos países centrais.
04) surgiram paralelamente ao desenvolvimento da industrialização, a fim de criar condições dignas de vida para o operariado e aumentar seu grau de satisfação e de produtividade industrial.
 
QUESTÃO 34
A charge faz uma inferência
01) ao apoio dado pelo povo palestino ao processo de extermínio do judeus, nos campos de concentração nazistas.
02) à construção do “Muro de Sharon” por Israel, entre esse país e a Cijordânia, isolando a população palestina dessa região.
03) à política do governo fundamentalista afegão de estabelecer campos de extermínio para elementos do povo judaico que penetrar em seus territórios.
04) ao não reconhecimento do governo do Irã da ocorrência do Holocausto e da dizimação em massa dos judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.
 
QUESTÃO 35
Muitos analistas tentaram encontrar semelhanças entre a crise financeira atual e a Crise de 1929, entre elas, o papel do Estado. Entre as características da Crise de 1929, se destaca
01) a forte intervenção do Estado na economia, impedindo que a lei do mercado estabelecesse o equilíbrio entre a oferta e a procura e, consequentemente, da produção industrial.
02) a grande concorrência que a indústria alemã exercia no mercado europeu, conquistando mercados tradicionalmente dominados pelos produtos norte-americanos.
03) a derrocada do Estado liberal, que, incapaz de estabelecer políticas distributivas de renda, causou a retração da produção e a escassez da oferta de produtos.
04) o liberalismo econômico, baseado em princípios teóricos contrários ao estabelecimento de medidas reguladoras que contivessem a propagação dos efeitos da Crise.
 
QUESTÃO 36
Por muitos anos, a explicação econômica do fascismo reinou absolutamente entre os estudiosos do tempo. De fato, ela se mostra satisfatória em certos aspectos, mas insuficiente quando são analisadas as rejeições e as afirmações do fascismo. Para os chamados “economicistas”, os capitalistas da Itália e da Alemanha se viram frente a frente com uma classe operária organizada e revolucionária após a
Primeira Guerra Mundial e nos anos que se seguiram à Grande Depressão. Para que o movimento organizado da classe trabalhadora fosse esmagado, o grande capital se aliou aos partidos fascistas a fim de empreender uma contra-revolução. [...] Tal análise restringe o que aconteceu nas décadas de 20, 30 e 40 do século XX a um projeto político de poucos homens, que seriam os responsáveis por tudo que aconteceu. Como observa o prof. Alcir Lenharo: ‘’para uma abordagem histórica do fenômeno nazista, faz-se primordial desvendá-lo não como uma obra de meia dúzia de endemoninhados; é preciso alcançar a dimensão social de uma experiência originária de sérios embates, fruto da crise por que passava o mundo capitalista”. (MARQUES; FARIA; BERUTTI,1993, p. 135).
 
O texto afirma que o fascismo
01) se constituiu um fenômeno que se restringiu ao período entre-guerras, unicamente na Europa.
02) manteve as mesmas formas, apesar de variar no tempo e no espaço.
03) foi fruto da crise do mundo capitalista, ganhando uma dimensão social que extrapolava a questão meramente econômica.
04) correspondeu ao projeto político de um restrito grupo de homens com valores demoníacos, sendo este o fator básico da consolidação do regime.
 
QUESTÃO 37
Ver imagem em tamanho grande
Em 20 de julho de 1969, o astronauta Buzz Aldrin foi fotografado por seu colega Neil Armstrong pisando o solo lunar, durante a missão Apollo 11, durante o período da “corrida espacial”. Os conhecimentos sobre esse período da história recente permitem afirmar que a chegada do homem à lua
01) demonstrou o acirramento da disputa ideológica entre o bloco capitalista e socialista, fruto da propaganda ideológica da Guerra Fria.
02) marcou a maior conquista científica da humanidade, cujos resultados na área da medicina biomolecular beneficiaram toda a população mundial.
03) resultou de um esforço conjunto entre os Estados Unidos, a Inglaterra, a União Soviética e a China, e foi parte da primeira etapa da instalação da atual estação espacial.
04) representou uma propaganda negativa e um fracasso da corrida espacial, pelo fato de a fotografia ter sido desmascarada como uma farsa, realizada para desviar a atenção da população dos problemas econômicos atravessados pelo país.
 
QUESTÃO 38
A escolha da África do Sul para sediar primeira Copa do Mundo na África, em 2010, foi o resultado natural da perda desse país na disputa para sediar a Copa anterior. Este será o maior evento esportivo no continente africano, que, até então, não sediou nenhuma Copa do Mundo, nem Olimpíadas. A escolha da África do Sul ocorreu em 15 de maio de 2004, em Zurique. A Líbia e Tunísia, também concorrentes, desistiram da competição. Apesar do fraco retrospecto em Copas, a África do Sul foi escolhida devido à sua infraestrutura. A seleção sul-africana venceu a Copa Africana de 1996 e participou apenas das Copas de 1998 e de 2002, sendo eliminada na primeira fase em ambas as edições. A África do Sul não se classificou para a Copa de 2006, na Alemanha. (A ESCOLHA..., 2010). A escolha da África do Sul como a sede da Copa do Mundo de Futebol, em 2010, deve-se, entre outros fatores,
01) ao fim do apartheid, regime segregacionista que contribuiu para a exclusão da África do Sul de competições esportivas internacionais, durante sua vigência.
02) ao atraso econômico da África do Sul, em relação ao continente africano, sendo a Copa do Mundo uma possibilidade para a entrada de recursos no país.
03) à força política da minoria branca que governa a África do Sul, intimamente ligada às grandes corporações que patrocinam eventos esportivos mundiais.
04) ao protetorado que a Inglaterra estabelece sobre a África do Sul, o que possibilita grandes investimentos no setor da infraestrutura.
 
QUESTÃO 39
Em 11 de setembro de 2001, o mundo parava, consternado, acompanhando, pela televisão, o ataque às Torres Gêmeas, em Nova Iorque. Esses ataques provocaram grande repercussão mundial, contribuindo para a mudança da geopolítica mundial.
O ataque às Torres Gêmeas
01) enfraqueceu a liderança dos Estados Unidos no plano mundial, ao demonstrar a vulnerabilidade do sistema de defesa norteamericano.
02) contribuiu para a formulação da Doutrina Bush, que estabeleceu uma política externa militarista e agressiva dos Estados Unidos.
03) resultou da aliança entre os povos e os governos islâmicos mundiais, objetivando a destruição desse centro capitalista mundial.
04) provocou a autodissolução da ONU (Organização das Nações Unidas), por se mostrar incapaz de manter a paz mundial.
 
QUESTÃO 40
A ilustração e os conhecimentos sobre a Conferência do Clima de Copenhague permitem afirmar:
01) As alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global são irreversíveis, e nada mais pode ser feito pelo homem.
02) O aumento da área de desertificação atingiu, de forma devastadora, as florestas e as geleiras, provocando uma perda da coloração do céu.
03) A posição da China e dos Estados Unidos, em não estabelecer metas de redução na emissão de CO2, foi um dos motivos da impossibilidade de um acordo definitivo.
04) A ausência de acordo sobre as empresas que atuariam nas obras de contenção dos desastres naturais impediram a assinatura do documento final da Conferência de Copenhague.