História Antiga

A história antiga é o período da história que trata sobre as primeiras civilizaçoes da humanidade. Esse período não é só interessante, é excitante e divertido. Mais que isso: ele provoca a reflexão e nos ensina muito sobre nós mesmos e nossa própria sociedade, sobre os padrões de comportamento social, cultural, religioso e político que prevalece em nosso tempo, as realizações e negligências de nosso próprio sistema.

Tendo em vista que o estudo da história tem dois objetivos: por um lado, satisfaz nossa curiosidade sobre o passado, sobre nossas origens, sobre os começos e desenvolvimento de nossa civilização. De outro lado, apresenta um vasto tesouro da experiência humana no que diz respeito a seus sucessos e fracassos. Permitindo-nos, estudar os esforços das sociedades humanas com relação aos desafios e crises, analisar as soluções dadas por elas, aprender lições, observar possibilidades, apanhar idéias e sugestões. Assim, estimulando nosso pensamento em muitas direções, e ajudando a compreendermos melhor nossas próprias situações e problemas. 

Nesse sentido, a história antiga é realmente necessária. Ela trata de civilizações que são parte de nossa própria tradição cultural e que por isso podem ser compreensíveis; elas são pequenos e pouco complexas e por isso nos permitem aferrar o essencial; mas elas estão bastante distantes e são suficientemente diferentes para excluir uma identificação pura e simples, facilitando uma análise crítica. Paradoxalmente, as sociedades grega e romana do período clássico -- o único período que produziu a qualidade e quantidade de fontes necessárias para qualquer tentativa de uma análise e comparação política completas -- representam as civilizações estrangeiras mais próximas e familiares que estão ao alcance de nossa avaliação. Como tais, elas ainda são acessíveis a partir de nossos próprios padrões de pensamento e análise, mas elas nos forçam a sair da estrutura social, política e cultural familiar ao nosso próprio mundo e a nos distanciarmos de tudo aquilo que nos condiciona. Assim eles nos permitem que, ao estudar o outro, aprendamos muito sobre nós mesmos. Para compreender mais sobre esse período é só escolher os links ao lado: Antiguidade Oriental e Antiguidade Ocidental.